segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dieta Metabólica e Seus Benefícios

2 Exemplos de pessoas que fizeram a dieta.


Aqui vou postar de forma resumina e direta tudo sobre a dieta metabólica 



A maioria das pessoas acredita que precisa apenas perder peso. Ocorre que, em uma perda de peso com uma dieta tradicional do tipo “comer menos calorias do que se gasta”, você perde tanto gordura quanto músculo. O resultado pode ser sim um corpo mais magro, porém também mais fraco.

Não seria melhor uma dieta que faz perder apenas gordura enquanto protege a massa magra? Ela existe e chama-se dieta cetogênica cíclica.

A dieta cetogênica tradicional foi popularizada pelo Dr. Robert Atkins. Em resumo, essa dieta alega que o que causa a atual epidemia de obesidade não é o consumo de muita gordura e sim o consumo exagerado dos carboidratos, sobretudo os carboidratos refinados. Hoje em dia, a maioria da população come até 100 vezes mais carboidratos do que há algumas décadas.

Entenda-se por carboidratos alimentos como massas, pão branco, biscoitos, sorvete, arroz branco, bolo, chocolate. Tudo o que é produzido com vilões como o açúcar e a farinha de trigo refinada.

Na dieta cetogênica, para perder gordura, todos esses alimentos são cortados. Em compensação, tudo o que não é carboidrato – ou seja, proteína, gordura e fibra – pode ser consumido à vontade, quantas vezes quiser, na quantidade que quiser. Isso resulta em um cardápio com opções bem saborosas:

Picanha
Salmão
Bacon
Queijos brancos
Ovos
Creme de leite
Patês
Presunto
Peito de peru defumado
Mortadela
Legumes
Azeite
Castanhas
Frango
Peixe
Todos os tipos de carne, incluindo gordurosas como cupim e maminha

Entendendo a cetose

O corpo usa os carboidratos como fonte primária de energia. Quando nós cortamos os carboidratos do cardápio, em três dias o nosso organismo entra em cetose. Isso quer dizer que ele passa a usar gordura como fonte primária de energia.

Por estranho que possa parecer, você vai precisar comer gordura para que o corpo passe a queimá-la. Se não comê-la, não pense que o organismo vai imediatamente queimar as que você tem no corpo. Ele vai pensar algo como “opa, não está vindo gordura, melhor preservar as reservas que tenho aqui”.

Como saber se você entrou em cetose?

Para saber se você realmente conseguiu reduzir o consumo de carboidratos a ponto de entrar em cetose, pode comprar em farmácias umas tiras que são vendidos para diabéticos chamados Ketostix. Basta urinar nas tiras que elas indicaram uma coloração que mostra se você está ou não em cetose.

Uma vez que a gordura virou a fonte principal de energia do corpo, aos poucos ela vai sendo consumida tanto dos alimentos quanto do seu corpo. E o melhor: como não há mais carboidratos, não há mais picos de insulina que geram as temidas gorduras localizadas. Se não há mais picos de insulina, não há mais inibição da liberação do hormônio do crescimento, que ajuda a criar músculos no corpo.

Os primeiros dias, enquanto o corpo muda do modo-carboidrato para o modo-gordura, são os mais difíceis, podendo até gerar uma dor de cabeça ou mal estar. Isso acontece por que estamos subvertendo a maneira como o organismo trabalha.

Fazendo ciclos para ganhar músculos

O problema da dieta cetogênica tradicional é que por vezes a pessoa pode ficar sem resistência para fazer exercícios físicos. Se você quer perder gordura sem ficar flácido, os exercícios são fundamentais.

É aí que entra um pequeno ciclo de altos carboidratos para preencher nossos estoques de glicogênio. Relembrando: o corpo leva três dias para entrar, ou sair, da cetose. Então tudo o que você tem a fazer é manter um ciclo de cinco dias comendo proteína, gordura e fibra – mantendo os carboidratos em índices baixíssimos, entre 20 e 40 gramas por dia – e depois alternar para um ciclo de dois dias comendo proteína, fibra, muito carboidrato e pouca gordura. Fazendo isso, você acumulará um estoque de carboidratos para os exercícios da semana.Quando falamos em consumir muito carboidrato, estamos nos referindo sobretudo aos bons carboidratos. Isso significa arroz integral, macarrão integral, frutas, etc. Os doces, sorvetes, bolos e outras porcarias devem continuar fora do cardápio, principalmente se o objetivo é ainda perder muito peso.

Dieta Metabólica
A dieta cetogênica cíclica permite manter uma lógica muito boa de cortar os carboidratos durante os dias úteis e comê-los nos finais de semana. Uma dica interessante: nas duas primeiras semanas, o ideal é não fazer o ciclo de alto carboidrato, mantendo o primeiro final de semana apenas com proteína, gordura e fibra.

Mais sobre a Dieta Cetogênica pode ser encontrado em pesquisas sobre Dr. Robert Atkins ou em seus livros. E sobre a Dieta Cetogênica Cíclica pode ser encontrando no livro Dieta Metabólica, do Dr. Mauro Di Pasquale.


ALIMENTOS QUE PODEM SER CONSUMIDOS À VONTADE:
VERDURAS E LEGUMES: repolho, alface, tomate, couve-flor,
couve, brócolis, pimenta, cebola, pepino, abobrinha, quiabo, nabo,
rabanete, acelga, jiló, salsão, chicória, escarola, palmito, berinjela,
azeitona, pimentão e salsa.
BEBIDAS: café, chá de ervas, limonada (sem açúcar é lógico)
OUTROS: creme de leite, bacon, ovos, linguiça de porço, carnes de
peixe, frango, presunto cozido, queijo, nata, nozes.
ALIMENTOS PROIBIDOS:
CEREAIS: arroz, trigo, milho;
LEGUMES: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim torrado;
FRUTAS:algumas com mais de 20% de carboidratos: banana, uva,
figo, ameixa, caqui;
TUBÉRCULOS: batata-doce, batata, salsa, mandioca;
AÇÚCARES: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose
(açúcar de uva), lactose (açúcar de leite), maltose (açúcar de
malte), frutose ou levulose (açúcar de frutas);
OUTROS: leite, bolachas, farinha, mel, geléia, cerveja,
apresuntado, cenoura, beterraba, maisena, macarrão, iogurte,
pudim, achocolatados, salsicha, conservas, sagu, coxinha, tortas.
Sugestão de cardápio:


Esse cardápio, baseado no consumo de proteínas e gorduras, pode
ser consumido por até 15 dias, mas lembre-se: sempre com
autorização do seu médico.

Café-da-manhã
- Ovos mexidos
- Omeletes simples
- Chá
- Presunto
- Queijo
- Salaminho
- Margarina ou manteiga


Almoço


- Saladas em geral
- Carne de vaca, porco ou frango,
- Peixes, camarão ou atum
- Lingüiça
- Ovos mexidos
Sobremesa


- Gelatina diet
- Geléia diet de morango


Lanche


- Chás
- Queijo
- Presunto
- Salaminho


Jantar


- Ovos mexidos
- Omelete simples
- Verduras e legumes
ALGUMAS ORIENTAÇÕES SOBRE A DIETA:
-No início, até formar o cetônico (antes de completar 48
horas), você irá sentir fome. Não deixe de comer. Nem passe
fome. Coma quanto e como quiser, desde que não seja
carboidrato.




Vale muito a pena ler este post. Recomendo 100% para aqueles que, como eu, querem perder gordura sem prejudicar os ganhos de massa magra.
NO PAIN NO GAIN!!!


POST DEDICADO AO MEU QUERIDO FÃ E APRENDIZ Nº 1, FILIPE!!!

6 comentários:

  1. amendoim torrado não é proibido arrume isso ae ..


    ResponderExcluir
  2. um copo de leite 200ml tem 9.5g de carboidrato e um whey protein 100% puro tem 11g de carboidrato ele pode ser tomado uma vez ao dia?

    ResponderExcluir
  3. o que você me diz sobre o feijão? ele é benéfico ou prejudicial em uma dieta anabólica para ganho de massa?

    ResponderExcluir
  4. Fala ae Marcelo, tudo certo? Obrigado pelo post!

    Então cara, eu tenho um problema sério, tentei fazer essas dietas de nutricionista algumas vezes, consigo fazer por um mês ou um mês e meio perco uns 10 kg mas fico muito fraco e normalmente acaba com minha rotina de treinos... Tenho facilidade pra ganhar massa (magra e gorda), mas como fiquei quase um ano de molho por causa de uma lesão to com 40 kg pra perder e queria perder sem ter esse problema de parar de treinar. Vc acha que dá pra eu fazer essa dieta e treinar ou ela também dá fraqueza?

    ResponderExcluir