sábado, 16 de abril de 2011

Os Antioxidantes

Na foto, exemplo de alimentos antioxidantes.


Neste post vou falar um pouco sobre os antioxidantes, extremamente importantes no meio da musculação e na saúde, mas tão pouco conhecidos.

O que são?
É um conjunto de substâncias formados por vitaminas, minerais e outros compostos vegetais que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.
São os suplementos mais buscados por atletas que tem por objetivo a saúde e o controle do envelhecimento.

O que são radicais livres?

São moléculas presente em nosso organismo que são envolvidas em processos como respiração, luz solar, tabaco e até mesmo treino extenuante que contribuem para aumento dessas substâncias danosas que flutuam na corrente sanguínea e causam danos aos tecidos (que inclui também os músculos).

Como combater os Radicais livres e impedirem que prejudiquem minha saúde e ganho de massa muscular?

Fácil e Barato de se combater. Atravéz do consumo de antioxidantes, que são principalmente:
A vitamina C, Vitamina E, Zinco, Cobre.
A vitamina C além de ser um exelente antioxidante também evita o catabolismo (perda de proteínas dos musculos para suprir energia). Então é altamente recomendado o consumo de pelo menos 1g de vitamina C por dia, tanto atravéz de suplementação quanto de alimentos que contém essas vitaminas.


ATENÇÃO: Os atletas são os mais propícios a produção de radicais livres, então qualquer praticante de musculação devem consumir os antioxidantes para que possam ''bloquear'' a fabricação dessas substâncias maliciosas no organismo. Além de fazer ter resultados melhores na musculação vai melhorar muito a saúde e proteção contra doenças.

É isso, deixei de um jeito simples e fácil de entender, agora é so fazer o certo.
Bom Treino a Todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário